terça-feira, dezembro 01, 2009

Derby da 2ª Circular... e não só!

Bem, este fim-de-semana foi repleto de derby's um pouco por toda a Europa do Futebol.
Começemos por Espanha:
Barcelona 1-0 Real Madrid
Um dos jogos mais aguardados do ano por toda a Europa. Ibra, Messi, Iniesta, Xavi dum lado. Kaká, CR9, Benzema, Raul do outro. Isto claro, só a título de exemplo porque estas 2 equipas são só estrelas. O Barça levou a melhor sobre o Real com o Ibra a saltar do banco para marcar o único golo da partida.
Inglaterra:
Everton 0-2 Liverpool e Arsenal 0-3 Chelsea
Dose dupla em Inglaterra com o derby de Liverpool a ser ganha pelos Reds com Yobo a marcar na própria baliza e com o resultado final a ser fixado pelo Holandês Dirk Kuyt.
Em Londres, também houve um derby nas mesmas cores que o de Liverpool (azul e vermelho) mas desta vez, o azul levou a melhor. O Chelsea impôs uma pesada derrota ao Arsenal no Emirates. Vermaelen, na própria baliza e Drogba por duas vezes deram o colorido ao marcador.
Itália:
Génova 3-0 Sampdória
Derby à flor da pele este. Três expulsões, dois golos de penalty finalizado com porrada. Até ver, de todos os derby's deste fim-de-semana, este é que foi a sério. Os marcadores foram: Milanetto de gp, Marco Rossi e Palladino, também de gp.
Grécia:
Olympiacos 2-0 Panathinaikos
Ambiente escaldante no Georgios Karaiskakis como sempre!! Um bis de Mitroglu destronou o 'Pana' do primeiro lugar o campeonato helenico.
Suíça:
Young Boys 2-0 FC Basel e Servette FC 0-0 Lausanne Sport
Bom, para vocês estes jogos não vos dizem nada, mas a mim dizem muito.
Os dois primeiros do campeonato da minha terra natal encontraram-se. Era a oportunidade para o Basileia encurtar a distância para o primeiro mas boca!! Doumbia e Schneuwly trataram, mas foi, de aumentar a vantagem para o segundo.
O outro jogo, opôs o clube por quem vibro na Suíça e que infelizmente está na 2ª divisão frente ao Lausanne. É um género de derby Lisboa-Porto mas a uma menor escala lol. Acabou empatado. Não está fácil a vida para João Alves no Servette.
Croácia:
Hajduk Split 1-0 NK Osijek
Bom, o verdadeiro derby na Croácia é, e será sempre o Hajduk Split-D. Zagreb. Mas este fim-de-semana, o jogo opôs o Hajduk ao Osijek com os elementos da Torcida Split (de quem o nosso amigo Chinês é grande fã) a terem mais motivos para sorrir.
Sérvia:
Estrela Vermelha 1-2 Partizan
O derby de Belgrado sorriu ao Partizan, que marcou... os três golos. É verdade, mais um auto-golo. Diarra, Knezevic e Cléo foram os protagonistas. Não sei como acabou o jogo, mas este jogo costuma ser muito quente nas bancadas, bem como fora delas.
Fazemos agora um pequeno desvio e vamos até ao Brasil, onde o campeonato está ao rubro quando falta apenas uma jornada para se descobrir o novo campeão.
Brasil:
Corinthians 0-2 Flamengo
O 'Fla' aproveitou da mlehor forma a derrota do São Paulo, e assumiu a liderança na penúltima jornada. Mas atenção, porque o quarto classificado ainda pode ser campeão pois o líder está a apenas 2 pontos de distância do quarto. Curiosidade: o Corinthians tem a particularidade de apresentar no seu equipamento as fotografias de alguns dos seus adeptos.
Senhoras e senhores, agora, o derby que realmente interessa...
Portugal:
Sporting CP 0-0 SL Benfica
Confesso que, atendendo às grandes exibições do SLB, o receio do meu SCP levar um banho de bola era grande. Mas nada disso aconteceu...
Jogo bem disputado, com o SCP a melhorar muito em relação aos últimos jogos e com um SLB a meio gás, pois Aimar, Cardozo e Di Maria, os que têm estado em evidência neste campeonato estiveram uns furos abaixo.
No final, o resultado é justo.
Excelente ambiente em Alvalade, com cerca de 46 mil espectadores e com grandes coreografias por parte das claques. A claque encarnada também esteve muito discreta ahah eu sei, eu sei... sou suspeito.
Fiquem com umas fotos do encontro. Sim, estive lá :p








Sem comentários: